Com a participação da Ordem, teve lugar a 11 de novembro de 2025, com organização da Alzheimer Portugal, o encerramento da Campanha Todos Temos Direito – Cuidados de Excelência para Pessoas com Demência.
A representação da Ordem esteve a cargo de Ana Sofia Branco, Vice-presidente da Direção, que teve oportunidade de sublinhar o papel da profissão de Assistente Social na relação com doentes, cuidadores e recursos.
Uma profissão essencial na avaliação das necessidades sociais, da habitação e dos apoios financeiros, e na identificação das redes de suporte. Os assistentes sociais intervêm na coordenação e gestão do acesso das famílias aos serviços e redes existentes, funcionando como elos de ligação entre os sistemas. E somam conhecimento fundamental para a participação na elaboração das políticas públicas, sustentadas em evidência científica. Os assistentes sociais são mediadores entre o problema e a solução, ainda que a solução possível nem sempre seja a resposta ótima ou de excelência, mas sim a melhor que os recursos disponíveis permitem.





