Fernanda Rodrigues
Assistente Social, 1969, ISSSP. Doutoramento em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.
Exerceu várias funções no setor da Assistência Social, Pobreza e Exclusão Social. Desempenhou funções de atendimento e acompanhamento (primeira linha), coordenação técnica a nível médio e superior. Foi coordenadora de equipas no setor da Assistência e Segurança Social. Coordenou ainda programas nacionais, designadamente o II e III Planos Nacionais de Ação para a Inclusão (PNAI). Integrou a equipa de coordenação da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, pertencendo à sua Comissão de Acompanhamento.
Tem experiência de trabalho no campo autárquico, tendo sido Diretora Municipal na Câmara Municipal do Porto nos campos do Desenvolvimento Social, Habitação, Educação e Desporto.
Tem experiência como consultora e supervisora em programas e projetos sociais, bem como de políticas nacionais e europeias e internacionais. Caso das politicas designadas de Ação Social nacionais, iniciativas europeias (como as desenvolvidas no campo da pobreza e exclusão social) e a nível internacional foi consultora da UNICEF para a política de Assistência Social para a República de Angola.
Dirigiu organizações não governamentais tendo sido durante seis anos presidente da Delegação do Porto da Cruz Vermelha Portuguesa, bem como do Complexo de NeuroIntervenção (estrutura autónoma da mesma instituição).
Desde 1976 que desenvolveu também atividades docentes no campo do Serviço Social, nos três ciclos de formação, e atividades de investigação (como investigadora e coordenadora de investigação) designadamente do Centro de Investigação e Intervenção Educativa (CIIE) integrado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Tem atividade no campo do associativismo profissional desde 1971, tendo uma maior presença na Associação dos Profissionais de Serviço Social, desde a sua criação em 1978.
Tem vários reconhecimentos de mérito profissional dos quais se destacam a medalha da Segurança Social e o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Mohyla Academy em Kiev-Ucrânia, onde criou, coordenou e leccionou cursos de I e II ciclos de formação de Assistentes Sociais.
Pode consultar aqui o Discurso da Tomada de Posse