Ordem de Assistentes Sociais integra a Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Saúde 2021-2030

O PNS é entendido pela Direção Geral da Saúde como uma co-criação entre diferentes entidades que tem por base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Na reunião de dia 15/09/2021 foram apresentados indicadores populacionais e territoriais (demográficos, de morbilidade e de mortalidade), determinantes de saúde da população em Portugal, necessidades de saúde (técnicas e sentidas).

Na sequência da participação dos/as Comissários/as na resposta ao inquérito por questionário divulgado na reunião anterior, foi possível conhecer as perceções de um vasto leque de stakeholders relativamente às necessidades de saúde e aos determinantes de saúde da população em Portugal, identificando prioridades.

A partir destes resultados será lançada a fase final do processo de elaboração do PNS 2021-2030, com a Seleção das Estratégias de Intervenção, rumo a um compromisso e ação multissectoriais e multinível para a Saúde Sustentável, até 2030.

A (Comissão Instaladora) da Ordem de Assistentes Sociais integra a Comissão de Acompanhamento desde 16/12/2020, a sua segunda reunião.