
Dia Mundial do Serviço Social 2025 | Mensagem da OAS
“Reforçar a solidariedade entre gerações para um bem-estar duradouro”
Assistentes Sociais: entre o mundo que somos e o mundo que precisamos de ser
Desde 1983 que à celebração deste Dia Mundial do Serviço Social se têm associado vários propósitos.
Um primeiro propósito é traduzido pelos temas/questões/problemas que são agendados. Para 2025 a proposta da IFSW centra-se em “Reforçar a solidariedade entre gerações para um bem-estar duradouro”. Em muitos lugares do mundo, mesmo em locais historicamente inesperados, a questão da manutenção e desenvolvimento dos sistemas de bem-estar está na ordem do dia, mais precisamente a sua natureza e forma estão interrogadas. Rigorosamente este ano, é visível a degradação alimentada em países e por líderes onde a sustentabilidade financeira não é o problema, mas antes ressalta o preconceito ideológico contra modelos solidaristas e contra a própria ideia de inclusão. Vivemos um revés não só indesejado e infundado, mas também com potencial de contágio. Esta é uma renovada frente de ação e de luta. Sim, importa reforçar a solidariedade entre gerações sem esquecer que a solidariedade se faz também com recursos e com políticas de suporte e amigas da igualdade, isto é, têm de chegar a todos/as.
Mas do tema sugerido é possível ainda reter uma outra proposta fundamental. Trata-se de alcançar um bem-estar duradouro, o que lhe afirma a condição de garantia e o afasta de modos incertos, precários e assistencialistas. Isto é, um bem-estar quando e se possível… Continua disputada e hesitante a ideia de direito ligada aos direitos sociais, como se de direitos de segunda se tratasse e como se meios direitos contassem como direitos completos.
Os/as Assistentes Sociais conhecem bem, pela via do seu agir profissional, todos estes desafios e a necessidade de, em permanência, ser parte da afirmação inovada da solidariedade e do bem-estar. Sendo este um outro propósito deste dia: saudar e reconhecer o papel e o contributo das/dos Assistentes Sociais neste fazer constante de pessoas, coletivos, regiões servidas de bem-estar efetivo e plenamente garantido
Na reafirmação dos nossos princípios científicos, éticos e políticos fundamos a força da nossa ação e compromisso.
Os/as Assistentes Sociais conhecem bem e trabalham quotidianamente nesta necessária transição “entre o mundo que somos e o mundo que precisamos de ser”.
Prenças da OAS em eventos alusivos ao Dia Mundial 2025
— Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra
— ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
— Institituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa
— Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Católica, Braga
— Universidade Lusófona, Lisboa
— Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real
— Hospital de Santa Maria, Lisboa
— Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, Cascais
— EAPN Beja
© Imagem adaptada do cartaz da IFSW