Dia Mundial do Serviço Social 2022

Este ano, a comemoração do Dia Mundial do Serviço Social ocorre sob o impacto de múltiplos e severos problemas e circunstâncias que afetam a nossa vida coletiva.

Aos crescentes problemas climáticos que têm afetado de forma muito grave as comunidades mais desmunidas, vieram juntar-se as consequências sociais, económicas e políticas de uma pandemia que evidenciou as desigualdades na proteção socio-sanitária e cujas sequelas continuam a exigir uma atuação firme e consistente. Este exigente contexto, vê-se hoje a braços com as consequências humanas e sociais da invasão do exército russo na Ucrânia.

Desde o primeiro dia desta invasão que assistentes sociais estão em ação nas linhas da frente, quer apoiando refugiados/as junto das fronteiras de países vizinhos da Ucrânia, quer cuidando da deslocação protegida dos que fogem da invasão, quer ainda trabalhando nos diversos países de acolhimento.

Como afirma a Federação Internacional de Assistentes Sociais, “o serviço social respondeu ao longo de muitas tragédias humanas que se seguiram à guerra. A agressão militar na Ucrânia resultou em morte, destruição, mais violações dos direitos humanos, movimentos de refugiados grande escala e traumatização das pessoas. Historicamente, vimos que as disputas de terra em escala internacional, aparentemente alimentadas pela necessidade de poder e controle, afetam todos os nossos futuros compartilhados. Um conflito dessa proporção também resultará na elevação dos preços dos principais bens e serviços em todo o mundo, contribuindo para os níveis crescentes de pobreza e exacerbando a agenda das mudanças climáticas”.

Neste quadro recentemente agravado, o trabalho dos/das assistentes sociais acrescenta dimensões e exigências e vê-se interpelado pela combinação de novos e velhos desafios, de urgentes respostas e por necessidades de criação de renovados ambientes de paz e de bem estar.

Reconhecendo o quanto este contexto afeta a todos/as em todo o mundo, deixamos uma palavra de solidariedade na ação com todas/os assistentes sociais em qualquer dos lugares de trabalho e de luta para a superação dos conflitos societais.

... neste momento, uma saudação especial vai para todas/os assistentes sociais que, de várias formas e em vários campos de trabalho, respondem ao sofrimento e às necessidades de reforço da dignidade e da justiça social.

... com este mesmo sentido, unimo-nos à Federação Internacional de Assistentes Sociais, subscrevendo este pensamento para a ação:

Assistentes sociais em uníssono contra a guerra!
Pela Paz, pelos Direitos Humanos e por um Mundo Eco-Social, sem deixar ninguém para trás!