A Ordem dos Assistentes Sociais congratula-se com a adesão das/os colegas à Bolsa de Voluntariado, o que, até à data de hoje, resultou em 308 ofertas de voluntários/as.
Apraz-nos registar que indicaram disponibilidades profissionais com variadas condições laborais, desde os empregados a tempo integral (a grande maioria), profissionais a tempo parcial e desempregados. É uma manifestação de responsabilidade que muito dignifica a profissão e os profissionais, e que evidencia o compromisso com o interesse público e com as situações de maior vulnerabilidade.
Junto de entidades que estão a intervir nos vários territórios, recolhemos a informação de que as maiores necessidades de apoio se seguirão ao período de emergência atual.
Entretanto, a OAS prepara todos os procedimentos que permitam a deslocação de voluntários com maior segurança para o terreno, designadamente a contratação de um seguro de proteção contra acidentes pessoais nas ações de voluntariado.
Na atual situação de tantos e tão diversos problemas gravosos para as populações, apela-se à maior cooperação com as entidades responsáveis pelas operações em curso, bem como com a população afetada.
A Direção da Ordem divulgou, diretamente ou por intermédio da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, a criação da Bolsa, aguardando os pedidos de apoio que estas entidades possam solicitar.
A Direção da Ordem procederá à atualização das informações necessárias à operacionalização da Bolsa de Voluntariado.
12.02.2026
A Direção da Ordem dos Assistentes Sociais





