Representantes dos Assistentes Sociais em Estruturas Públicas

A Comissão Instaladora da Ordem dos Assistentes Sociais informa que, no âmbito da aprovação do documento ‘Orientações para a Organização do Serviço Social nas Unidades Locais de Saúde’, efetuada pela Direção Executiva do SNS em 04/01/2024, foi constituída a Equipa Coordenadora Nacional na área do Serviço Social (ECNSS) pela Deliberação DE-SNS 005/2024.
Esta Equipa é constituída por representantes indicados pela Associação dos Profissionais de Serviço Social e pela Comissão Instaladora da Ordem dos Assistentes Sociais. Compete à ECNSS dar execução à Fase 1 da estratégia constante das “Orientações para a Organização do Serviço Social nas Unidades Locais de Saúde’, que tem como objetivo incentivar as potencialidades do modelo, facilitar, monitorizar e orientar o processo de mudança, com a constituição das Unidades Locais de Saúde.

A Equipa Coordenadora Nacional na área do Serviço Social é, assim, constituída pelos seguintes elementos:
• Enf.ª Filomena Cardoso, da DE-SNS, que Coordena;
• Assistente Social Maria Júlia Faria Cardoso, da Comissão Instaladora da Ordem dos Assistentes Sociais; Associação dos Profissionais de Serviço Social;
• Assistente Social Inês Espírito Santo, da Associação dos Profissionais de Serviço Social;
• Assistente Social Ana Alexandra Marques Madeira Alexandre, da Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E.;
• Assistente Social Cristina Maria Teixeira Costa, da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E.;
• Assistente Social Maria Farçadas Camacho, da Unidade Local de Saúde de São José, E.P.E.

Mais informa a CIOAS que foi solicitada pela Direção-Geral da Saúde a indicação de um representante para a Comissão Nacional de Implementação da Estratégia Nacional para a Doença Renal Crónica, tendo sido indicada a Assistente Social Marta Freitas Olim.

Créditos: Foto de Gabrielle Henderson na Unsplash