30.ª edição do Congresso Mundial de Saúde Mental, realizada — 30 de outubro / 1 de novembro de 2025.

 A Ordem dos Assistentes Sociais esteve representada pela Assistente Social Vanessa Ribeiro, representante da OAS no Conselho Regional de Saúde Mental da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), e Graça Correia do Conselho Geral do Norte da OAS, na 30.ª edição do Congresso Mundial de Saúde Mental, realizada entre 30 de outubro e 1 de novembro de 2025. A Bastonária da Ordem dos Assistentes Sociais, Doutora Fernanda Rodrigues, integra a Comissão Honorária de Portugal do Congresso Mundial de Saúde Mental , reforçando a relevância da intervenção social na saúde mental.

O evento foi organizado conjuntamente pela Câmara Municipal de Barcelos e pela Federação Mundial de Saúde Mental (WFMH), em parceria com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental. O tema central foi “Saúde Mental e Sustentabilidade Social: uma abordagem centrada na sociedade e comunidade”. O programa incluiu 193 comunicações e 30 painéis, e contou com representantes de 32 países. O congresso destacou-se pela partilha de conhecimentos, pela troca de experiências e pela promoção da colaboração global no compromisso social em torno da saúde mental.

Desde a sua criação, este evento bienal de referência já se realizou em 21 cidades de 20 países, abrangendo os cinco continentes. Esta foi a primeira edição em Portugal, tornando o país o sétimo país europeu a acolher o congresso. O encontro reuniu 750 participantes, entre profissionais de saúde mental, investigadores, académicos, especialistas, profissionais da área social, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos desafios atuais da saúde mental a nível global.

Barcelos ostenta, até 2026, o estatuto de Capital Mundial da Saúde Mental. A cidade implementou um Plano Municipal de Saúde Mental, que levou à criação da primeira Rede Municipal de Saúde Mental em Portugal, reunindo cerca de 70 instituições públicas e privadas, institutos e empresas, com o objetivo de desenvolver respostas mais eficazes e abrangentes às necessidades da comunidade.

 A Federação Mundial de Saúde Mental (WFMH), fundada em 1948, tem a missão de promover a saúde mental à escala global, atuando na prevenção e tratamento das perturbações mentais e emocionais. Até 31 de outubro de 2025, a WFMH era presidida pelo psiquiatra japonês Tsuyoshi Akiyama. A partir de 1 de novembro de 2025, a presidência passou para Sabine Bährer, Assistente Social e professora de Serviço Social no Departamento de Ciências Sociais da IU-International University of Applied Sciences, na Alemanha.

 Presidente eleita da WFMH - Sabine Bährer - Assistente Social