Serviço Social na Educação


Reuniões da Direção da OAS com a Secretária de Estado da Administração Escolar  e a Direção da Associação dos Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas.

No âmbito da intervenção da OAS na regulação da situação dos Assistentes Sociais nos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Integradas, a Direção da OAS foi recebida, por indicação do Senhor Ministro da Educação, pela Senhora Secretária de Estado da Administração Escolar, em reunião que teve lugar no dia 3 de setembro de 2025.
Nesta ocasião foi apresentada à Senhora Secretária de Estado a preocupação da Ordem com a situação de precariedade e instabilidade que afeta a maioria dos Assistentes Sociais em exercício na Educação, bem como a necessidade da definição de uma base orientadora da inserção orgânica e intervenção dos Assistentes Sociais.
Na primeira dimensão a SEAE informou da próxima abertura de um concurso nacional para os profissionais não docentes que incluirá um conjunto de vagas para Assistentes Sociais. 
No que respeita à segunda dimensão foi informado pela OAS a elaboração em curso de um Referencial para a Intervenção dos Assistentes Sociais nos Agrupamentos e Escolas Públicas, e acordada uma posterior articulação com a SEAE sobre esta matéria.

Neste enquadramento, realizou-se, dia 17 de setembro, por iniciativa da direção da OAS, uma reunião com a Direção da Associação dos Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas na qual a Ordem teve oportunidade de solictar a colaboração da Associação para o papel dos Diretores dos AE/ENA na densificação da rede de assistentes socias nas escolas, na regularização da situação de precariedade que afeta um número elevado de ASE, bem como a eventual participação no processo de elaboração do Referencial.

© Photo by Francesco Ungaro on Unsplash